Como está a sua empresa em relação ao ESG?
Moda vai, moda vem e as novidades nem sempre são coisas novas de fato. Hoje a sigla da moda é ESG – Environmental, Social and Governance, ou Meio ambiente, Social e Governança, antes chamados TBL – Triple Botton Line ou Tripé da sustentabilidade, ou Meio Ambiente, Social e Econômico ou simplesmente de Sustentabilidade ou ainda CSR – Responsabilidade Social Corporativa ou Responsabilidade Empresarial ou ….
Se considerarmos as definições de cada sigla é óbvio que encontraremos diferenças, mas no fundo, o que interessa mesmo é o que as empresas fazem em termos das “disciplinas” que as compõem, a saber:
- Gestão Ambiental;
- Segurança e Saúde do Trabalho;
- Qualidade;
- Responsabilidade social (com questões trabalhistas, direitos humanos, combate à discriminação, ao trabalho escravo, ao trabalho infantil, as desigualdades, entre outros);
- Segurança da informação;
- Sistema de Compliance;
- Sistema Anticorrupção;
- Governança Corporativa;
- Compras Sustentáveis;
- Investimento Social Privado (chamados de projetos sociais);
- Outras específicas de cada ramo de negócio e segmento de mercado.
Algumas ferramentas ou metodologias mais utilizadas para identificar e demonstrar o que as empresas fazem são o Engajamento de stakeholders, Estudo de Materialidade, Alinhamento com os ODS do Pacto Global, Certificações Socioambientais, Relato Transparente e Responsável do desempenho Socioambiental e econômico, Declarações de atendimento a protocolos específicos de clientes e plataformas globais reconhecidas, e demais iniciativas disponíveis.
E como saber onde a sua empresa está nesta jornada pela sustentabilidade?
O que é preciso fazer para ser uma empresa reconhecida como “Tendo ESG”, ou “boa em ESG” ou simplesmente como uma Empresa Sustentável que contribui para o desenvolvimento sustentável?
Existem várias iniciativas que podem ser adotadas pelas empresas conforme seus objetivos estratégicos, sua atuação atual, seu ramo de negócio e principalmente seus valores e propósito.
Aliás, outra palavra da moda – Propósito.
Independente do que será definido como estratégia de atuação, o processo de escolha das ações a serem implementadas inicia por um DIAGNÓSTICO ESG, realizado por profissionais com conhecimento e experiência nas diversas disciplinas citadas e que possam identificar na empresa, diretrizes e práticas que já atendam aos protocolos de referência utilizados na avaliação e, principalmente, apontar os pontos de melhoria que precisam ser resolvidos para aumentar o desempenho atual.
Após o diagnóstico e definição de opções de atuação, estes profissionais ajudarão as empresas a montar planos de ação específicos para atingir os resultados planejados.
Na Tocchi Empresarial Consultoria, este diagnóstico e definição das estratégias fazem parte do chamado “Planejamento Estratégico de Sustentabilidade – PESUS”, onde as empresas clientes conseguem identificar as etapas que necessitam vencer para melhorar seu desempenho em sustentabilidade (ou ESG), e tomar as melhores decisões de acordo com seu contexto atual.
O PESUS – Planejamento Estratégico de Sustentabilidade é apresentado no esquema abaixo para melhor visualização.
Uma vez definidas as ações e respectivos investimentos, é a vez da implementação do Plano de Ação e Comunicação das ações às partes interessadas, utilizando as ferramentas disponíveis no mercado e sempre primando pela veracidade e transparência.
Este ciclo é contínuo, baseado no PDCA, visando a melhoria contínua ao passar do tempo, elevando a cada período de avaliação o desempenho ESG das empresas.