ARTIGO: Auditorias sociais: sua empresa está preparada?

man-2546224_1280José Tocchetto de Oliveira

Existem muitas normas sociais no mercado. São protocolos criados para avaliar os requisitos relacionados às condições de trabalho em que os produtos são produzidos e os serviços realizados em complemento às demais normas de sistemas de gestão e produtos, vinculados a qualidade, processos de produção, saúde e segurança do trabalho e meio ambiente.

Antigamente, um SGI (Sistema de Gestão Integrada) considerava somente as normas de qualidade (ISO 9001), meio ambiente (ISO 14001) e saúde e segurança (OHSAS 18001). Hoje, e já de um tempo para cá, as normas sociais (SA 8000, NBR 16001, ISO 26000, BSCI, SEDEX/SMETA e tantas outras) foram e estão sendo incorporadas no SGI.

Grandes empresas já estão com o SGI completo ou próximo disso e, por consequência, seus fornecedores, grandes, médios e pequenos, estão sendo “convidados” a abrir suas instalações para receber auditoria sociais.

Independente de se ter ou não outras certificações, a auditoria social é fundamental para que o cliente fique tranquilo quanto aos riscos que cada fornecedor oferece à sua empresa e marca.

Programas de gestão de fornecedores estão cada vez mais utilizando auditorias sociais como ferramenta de avaliação, e quem não tiver um bom desempenho nestas auditorias pode simplesmente ser descartado como fornecedor. Com esta crise instalada no país, ninguém está em condições de perder clientes, ainda mais se for o seu maior cliente.

O cliente, “dono” do programa de gestão de fornecedores que envolve auditorias sociais, escolhe uma metodologia a ser utilizada e uma norma social de referência para as auditorias e avisa seus principais e mais críticos fornecedores que eles deverão abrir suas portas para auditores sociais independentes, que vão olhar as suas condições internas de operação, seu PPRA, sua folha de pagamento, falar com o sindicato dos trabalhadores, conversar com os funcionários, olhar seus resíduos e efluentes, avaliar o respeito aos direitos humanos no trabalho e avaliar o cumprimento de legislação. Enfim, verificar a saúde e segurança e aspectos sociais e ambientais com critérios altamente técnicos.

Mas as empresas estão preparadas para receber este tipo de auditoria? O que esses auditores vão querer ver mesmo? Todos os documentos guardados a sete chaves pelo RH? Vão comparar salários? Vão olhar as instalações e ver nossas deficiências de controle e riscos existentes? Vão falar com os sindicatos?

SIM! Para a maioria das empresas que nunca teve este tipo de auditoria, pelo menos para as empresas sérias que têm toda a legislação atendida e que respeitam as pessoas no ambiente de trabalho, avaliar todos estes pontos não é problema, pois a empresa já trabalha em conformidade com os requisitos sociais. Nesses casos o que pode acontecer é não ter a documentação organizada de forma a ser auditada mais facilmente. Já para as empresas que não têm o costume de seguir 100% a legislação ou que ainda não equacionaram seus problemas sociais no ambiente de trabalho, a perspectiva de passar por uma auditoria social é ao mesmo tempo uma grande preocupação e uma grande oportunidade de melhoria. Sabendo o que vai ser cobrado na auditoria, a empresa vai se preparar e com isso melhorar sua performance social, ou seja, ganho duplo para a empresa auditada e para seus trabalhadores. Poderíamos dizer que é um ganho triplo, pois o cliente que está solicitando auditoria social poderá manter seu fornecedor sem correr riscos sociais. Todos ganham.

Implantar um bom programa de gestão de fornecedores (GFOR), com auditorias sociais estruturadas, é uma das formas mais eficazes de reduzir riscos para os clientes (chamados de grandes compradores), ajuda a preparar os fornecedores para as auditoria (reduzindo os seus riscos sociais e de perder clientes) e ajuda a sociedade a aumentar a conformidade com as leis e melhores práticas de condições de trabalho, respeitando direitos humanos e aumentando a satisfação das pessoas em participar destas organizações cada vez mais sérias.

A Tocchi Empresarial Consultoria atua nas 3 atividades, ou seja, na preparação das empresas para receber as auditorias sociais, na implantação de um programa de gestão de fornecedores e como empresa auditora, realizando auditorias sociais. Entre em contato conosco para maiores informações.

Compartilhe: