Case: Conclusão de consultoria da ISO 26000

Captura de tela de 2018-05-22 15-52-43

Foi concluída este ano a consultoria de implantação da ISO 26000 em um cliente* comum da DNVGL e da Tocchi Empresarial (declaração ao lado).

O trabalho teve início com os treinamentos conceituais sobre Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e mais especificamente sobre a norma de referência ISO 26000:2010, guia mais completo de Responsabilidade Social existente hoje no mercado.

Após apresentar à equipe os princípios e temas centrais de responsabilidade social, foi realizada a primeira Due Diligence visando comparar as práticas do cliente com as questões específicas de cada tema, bem como com as ações e expectativas que a sociedade tem em relação a atuação das empresas.

A identificação das partes interessadas por processos, também chamados de áreas, setores ou departamentos, nesta due diligence foi realizada utilizando ferramentas inovadoras e possibilitou conhecer mais seus interesses e direcionar os planos de ação para aumentar o nível de atendimento das “recomendações” da norma. Além disso, foi atendido um dos princípios da Responsabilidade Social que é justamente respeitar o interesse das partes interessadas envolvidas.

Os planos de ação originados foram implementados durante aproximadamente 3 meses, quando então foi realizada uma auditoria interna, como se fosse uma norma certificável. O resultado foi muito bom e os trabalhos continuarão para buscar atender mais e melhor as orientações da norma.

Esse processo de melhoria contínua é constante e a equipe interna está capacitada para implementar e auditar seu sistema de gestão de Responsabilidade Social daqui para frente.

Concluída a consultoria, como reconhecimento pelo serviço prestado, a DNVGL emitiu uma declaração validando o processo da participação da Tocchi Empresarial nesse projeto, a qual apresentamos como evidência para fins de currículo da empresa e do consultor.

* O nome do cliente é mantido em sigilo devido a cláusulas contratuais.

 

Compartilhe: