Gerenciamento de Riscos Ocupacionais x Programa de Gerenciamento de Riscos

Miriam Felicidade Cischini
Assessoria na implantação de GRO PGR, Inventário de Riscos, Análises de Riscos, Treinamentos e Auditorias conforme NR’s

A publicação de novas portarias alterou a redação das Normas Regulamentadoras dentre elas a NR 1 e NR 9, com um impacto que vai além da simples mudança legislativa. O novo texto exige que as empresas revejam a forma como realizam a prevenção de doenças e acidentes ocupacionais, com a criação de dois novos conceitos: o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).

A nova redação da NR 1 altera essa percepção, com referências constantes à elaboração de sistemas de gestão em SST e sobre certificações na área – como a ISO 45001 ou a OHSAS 18001. Todas que já possuem esse trabalho de auditorias bem estabelecido saem na frente para profissionalizar a área de Segurança e Saúde do Trabalho, inclusive o prazo poderá ser de até 3 anos para o GRO.

As mudanças trazem mais dinamicidade para os programas, buscando elementos das mais modernas certificações para incorporar no dia a dia das empresas.

No fim, será como a aplicação da metodologia PDCA (Plan, Do, Check, Act), em que as ações serão planejadas, colocadas em prática, avaliadas e melhoradas para o próximo ciclo. Até mesmo por isso, a parceria entre empresas, prestadores de serviço em SST e empregados precisa ficar ainda mais forte para alinhar todas as ações.

O GRO e o PGR representam uma evolução do PPRA – que precisará ser realizado a partir de março de 2021. A ideia dos nossos treinamentos é apresentar um material de SST que realmente possa ser usado no dia a dia das empresas, como inventários de riscos e planos de ação a serem cumpridos e adaptados a diversos tipos de empresas.

A palavra de ordem aos profissionais da área de SST será o de estudar, atualizar-se e saber implantar e gerenciar um sistema eficaz de gestão em segurança e saúde no trabalho. Se aplicados os procedimentos de forma correta irá ser um diferencial entre os profissionais desta área e será possível obter os resultados esperados.

Para que as Normas Regulamentadoras sejam implantadas com qualidade, não adianta apenas observar a legislação: é preciso contar com o apoio de quem entende do assunto.

Solicite uma proposta e veja como podemos te ajudar com vários módulos adequados a cada tipo de empresa, seja ela contratante ou contrata.

– Gestão completa de acordo com as ISO;

– GRO – Gerenciamento de Riscos Ocupacionais

– PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)

– Inventário de Riscos (Planilhas);

– Ferramentas de Análise de Riscos;

– Modelos de Plano de Ação.

Compartilhe: